sexta-feira, 27 de março de 2009

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”

Palestra realizada pela profª Iára de Andrade Rezende Costa
no NAPES de Rio Bonito
dia 27 de março de 9h ás 16h
Agradeço as colegas do NAPES de Rio Bonito pelo convite para esta palestra e por poder mostrar um pouco do meu trabalho e a proposta do MEC para o A.E.E. nas Salas de Recursos

O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. (PNEE, 2007:10)

70 comentários:

  1. OLÁ IARA,
    MEU NOME É ADRIANI MORO EM RONDONIA, SOU PEDAGOGA E PÓS GRADUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESTAMOSBATALHANDO PELA IMPLANTAÇÃO DE UMA SALA RE RECURSO EM NOSSA ESCOLA ,TEMOS O APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PORÉM ESTOU PRECISANDO DE MODELO DE PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DESTA SALA.
    PODE ME AJUDAR?

    AGUARDO RESPOSTA!
    adrianironconi@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. OI
    Preciso de ajuda a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO do meu municipio esta querendo montar uma Sala de Recursos, PRECISANDO DE MODELO DE PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DESTA SALA.
    milenapeixoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Iara
    Nós aqui no NAPES/Rio Bonito é quem devemos
    agradecer o seu companheirismo e presteza em nos enriquecer com seus conhecimentos e amizade.
    Agradecemos e nos colocamos a sua disposição
    para o que pudermos ajudar.
    Marlene Prevot

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia meu nome é Samia Fonseca psicóloga estou lutando para a implantação das salas de recursos vocês poderiam conseguir pra mim também uma cópia do projeto.

    Grata!
    samiafonseca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Tudo bem?
    Bom sou diretora de uma escola do município, ensino fundamental e a minha escola foi escolhida para adaptação de uma sala multifuncional.
    Sou Pedagoga, recém pós graduada em Ed. Especial Inclusiva.
    Estou anciosa, preocupada, porém satisfeita e torcendo para que tudo dê certo e consigamos fazer um ótimo trabalho. Sei que muitas bareiras vão surgir, mas estou confiante de decidida a braçar essa causa.
    Tenho a teoria, mas a prática ainda será um desafio.
    Gostaria de saber algumas informações básicas, tais como:
    1- qual o papel fundamental do profissional que vai atuar nessa sala multifuncional?
    2- Além desse profissional deverá ter obrigatoriamente os outros como : professor de braile, intérptretes, etc...
    3- quantos alunos necessariamente devem ser atendidos por turno?
    4- Como funciona a carga horária desses alunos?

    por favor, gostaria que essas respostas fossem respondidas o mais breve possível, pois estou anciosa e ao mesmo tempo muito preocupada por está recebendo essa grande responsabilidade. Aguardo contato.

    ResponderExcluir
  6. Olá Iara!
    Fiquei feliz com essa oportunidade de conhecer seu trabalho e gostaria que nos ajudasse no enviando um modelo de projeto para que possamos implantar aqui em nosso município um espaço que possa beneficiar e atender vários alunos.Aguardo contato.
    chrysgouvea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Iara!
    Pesquisando achei seu endereço. Estou precisando montar um Plano de Ação Pedagogica para atendimento de alunos surdos na sala multifuncional. gostaria se possível que me enviasse um modelo desse tipo de projeto. Obrigada
    Aguardo seu contato
    maire_souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Iara!

    Sou psicologa, estou montando uma sala de atendimento especializado, gostraia que vc me encaminha o projeto para eu olhar como se faz.

    Aguardo seu contato
    lidianesommer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi eu me chamo Sueli, e atuo como coordenadora da escola Vinicius, e juntamente com a minha colega de função estamos montando o projeto para autorização do funcionamento da nossa sala de recurso, porém estamos com dificuldades em concretizalo e duvidas na redação da proposta pedagogica, então estamos pedindo orientações neste processo, meu e-mail é sueli.apiacas@hotmail.com, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  10. Oi Iara,

    Meu nome é Andréa, eu sou de Teresópolis. Preciso montar um projeto para Sala de Recursos na minha escola e não sei por onde começar. Gostaria da sua orientação.
    Um abraço.
    Andréa
    fessoradeia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. OLÁ Iara meu nome Elizete sou professora na escola Onecidio em MT precisamos montar uma sala de Recurso na minha escola eu estou com dificuldade em montar o mesmo.Por favor me ajude.meu email é elizetedejesus.2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Iara

    Boa noite!

    Faço pesquisa sobre o atendimento em Sala de Recursos Multifuncionais. Desse modo, gostaria se possível, de um contato seu (e-mail) para trocarmos informações.
    Ficarei no aguardo.
    Abraços
    Nesdete (nesdete@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  13. PRECISO DE AJUDA ,MINHA ESCOLA ESTÁ MONTANDO UMA SALA DE RECURSOS,E QUEREM QUE EU TRABALHE NELA,GOSTARIA DE SABER POR ONDE COMEÇAR,COMO MONTA-LA ,TRABALHAR COM OS ALUNOS E OUTROS.MUITO OBRIGADA DESDE JÁ. ABRAÇOS e AGUARDO RESPOSTA .BEATRIZ(fiadocaixinha@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!

    Sou pedagoga com especialização em psicopedagogia. Trabalho em uma escola pública e gostaria de montar uma sala mutifuncional e quero saber se voces podem me orientar.

    Desde já agradeço.

    Adriana de Medeiros.
    a.dmedeiros@uol.com.br

    ResponderExcluir
  15. sou pedagoga com especialização em psicopedagogia, leciono a treze anos em uma escola municipal ,hoje estou como professora da sala de recursos, estou precisando montar um projeto contendo um plano de açãopedagogica para atendimento desses alunos assim como dicas de diferentes tipos de atividades para trabalhar com crianças com deficiência fisica e mental.
    preciso urgentimente de sua resposta
    um abraço
    valcy_Cavalcanti-@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Lara!Estou precisando da mesma ajuda que a colega Valcy
    Sou pedagoga leciono a dez anos em uma escola municipal ,hoje estou como professora da sala de recursos, estou precisando montar um projeto contendo um plano de ação pedagogica para atendimento desses alunos assim como dicas de para que eu possa desenvolver um bom trabalho com essas crianças.


    Aguardo retorno.

    Abraços!!!

    mariadagloriapr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu também preciso de ajuda, sou pedagoga leciono na sala de recursos multifuncional, preciso eleborar um projeto contendo um plano de ação pedagogica para atendimento desses alunos e dicas de como desenvolver um bom trabalho com esses alunos.

    Aguardo resposta.

    abraços.

    lucilenearaujo.31@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Yára!
    Sou professora da sala de recursos, estou precisando montar um projeto contendo um plano de açãopedagogica para atendimento desses alunos assim como dicas de diferentes tipos de atividades para trabalhar com crianças com deficiência fisica e mental.(idem Valcy)

    ResponderExcluir
  19. oi sou elliane e achei muito interessante algumas perguntas acima. Como poderei ver a respostas? As perguntas foram estas:
    1- Qual o papel fundamental do profissional que vai atuar nessa sala multifuncional?
    2- Além desse profissional deverá ter obrigatoriamente os outros como : professor de braile, intérptretes, etc...
    3- Quantos alunos necessariamente devem ser atendidos por turno?
    4- Como funciona a carga horária desses alunos?
    Qualquer informaçao adicional sobre o trabalho com surdo sera muito importante para mim, se poderem me ajudar ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  20. Olá sou Roberta e minhas dúvidas são pertinentes ao da colega Eliane quanto a localização das respostas dadas aos questionamentos acima, tendo em vista que muitos desses questionamentos tb são os meus, aguardo ansiosamente, abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá,meu nome é Astride,moro na cidade de Ubajara Ceará.Sou formada em pedagogia e me especializei em psicopedagogia,trabalho em uma das escolas municipais,numa sala muitifuncional.Gostaria muito de trocar idéias e experiências.Quero trabalhar a inclusão no meu município mas não sei por onde começar,preciso de modelos de projetos nesta área,fico grata se puder me ajudar.Vou ficar aguardando resposta.
    astride_aguiar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Iara, sou pedagoga e estou começando a lecionar uma sala multifuncional. Fiz um curso e adquirir algumas experiências, porém gostaria de saber de você algumas dicas para que eu possa desenvolver bem este trabalho e um modelo de projeto pedagógico.
    Também fiquei curiosa para saber como funciona, e essas perguntas:

    1- qual o papel fundamental do profissional que vai atuar nessa sala multifuncional?
    2- Além desse profissional deverá ter obrigatoriamente os outros como : professor de braile, intérptretes, etc...
    3- quantos alunos necessariamente devem ser atendidos por turno?
    4- Como funciona a carga horária desses alunos?

    Gostaria que me respondesse com urgência, pois estou começando agora, sem muita experiência e ansiosa. Grata desde já!

    cleunice_bastos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá temos alunos especiais aqui no nosso municipio e gostaria de saber como funciona esta sala sou pedagoga e especialista em ed especial sou interprete tambem, se fosse possivel a senhora enviasse um modelo de projeto dessa sala para montarmos uma aqui, obrigada!

    ResponderExcluir
  24. sou professora formada em pedagogia leciono a treze anos em uma escola municipal ,hoje estou como professora da sala de recursos, estou precisando montar um projeto contendo um plano de açãopedagogica para atendimento desses alunos assim como dicas de diferentes tipos de atividades para trabalhar com crianças com deficiência fisica,mental,DAW,DV,DA e escrita espelhada .Essa é minha clientela preciso urgentimente de sua resposta
    um abraço.Obrigado
    jilvanirocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. OLÁ SOU PROFESSORA DA APAE NO CEARÁ.
    ESTOU PRECISANDO DE MODELO DE PROJETOS P/ MONTAR NA ESCOLA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, JÁ PESQUISEI BASTANTE MAS AINDA ESTOU INSEGURA E APARTIR DO PRÓXIMO ANO SO VAMOS ATENDER COMO AEE E NÃO COMO ESCOLA.
    ATENCIOSAMENTE CELIANIA
    celliania@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá, me chamo Joanna e trabalho na secretaria municipal de Educação em Santo Antônio do Amparo - MG.
    Estamos trabalhando para a implantação de uma sala de recursos em nossa cidade e para isso estamos precisando de um modelo de projeto.
    Poderia me ajudar?
    Aguardo reposta e obrigada.

    joannadedeus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Sou professora da sala de recursos, estou iniciando nessa área, portanto estou bastante insegura ainda, estaria precisando montar um projeto contendo um plano de ação pedagogica para atendimento desses alunos, se possível sugestões de atividades para trabalhar com crianças com deficiência mental que já estão no 4º ano do ensino fundamental, e alunos hiperativos nesta mesma faixa etária... desde já agradeço
    calimagero@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Sou professora de sala regular de 4º ano e possuo alunos com deficiencia mental, síndrome de down, hiperatividade e baixa visão, preciso montar um plano de ação pedagógica e preciso de urgente de orientação nesse sentido se possível ajude-me. marciacristinanetto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Sou professora do ensino regular e PROEJA tenho alunos de inclusão,chegaram alguns materiais para serem utlizados, inclusive vi a foto desta caixa neste blog, preciso de ajuda para trabalhar com ele, desde já agradeço a colaboração.mlsousa1961@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    sou professora da rede estadual e na escola onde trabalho erás funcionar uma sala multifuncinal, entretanto gostaria que se possível vc me enviasse o projeto e de sugestões de como trabalhar com esses alunos.
    desde já agradeço. claudiasantiago189@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá,sou professora da rede estadual mt.trabalho na sala de recursos no qual para o segundo semestre irá funcionar a sala multifuncional.Estou precisando demodelo do plano do aee,e sugestões de como trabalhar se possível.
    Desde já agradeço sua atenção.
    rita_caldeira_hts@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. socorro amaral, sou gestora de uma emei e toda comunidade escolar e conciente da importancia de uma sala multifuncional. Fomos contemplada com a mesma, mas estou bastante angustiada , pois solicitamos a construçao da mesma e o material estar para chegar e nada foi resolvido. A proposta apresentada pela secretaria de educaçao do municipio foi transferir tudo para outra escola.

    ResponderExcluir
  33. escola que eu tem uma sala de recurso multi-funcional, mais precisamos de melhor a qualidade do atendimento do ensino para os alunos, quero sugestão.jalda-matos@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  34. Estou com o mesmo problema da maioria trabalho na prefeitura e gostaria de obter se possivel um modelo de planta, para construção de sala multifuncional.

    paulornjr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Sou professora do Ensino Especial da rede estadual da cidade de macapá e preciso do modelo de um projeto para montar uma sala de recursos multifuncional.

    Margareth
    malucas47@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá vou trabalhar em uma escola que está abrindo uma escola de AEE e gostaria de receber sugestões de atividades e pautas por favor envie para meu e-mail delma_araujolopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá! Estamos mplantando a sala de recursos em nossa Escola e gostaria de saber um pouco mais sobre como funciona o atendimento aos alunos, sugestões de atividades e até mesmo um projeto de implantação. Na verdade tenho muita teoria mas, na prática, tenho medo de deixar a desejar.
    Me envie algo pelo email: teerosa@ibest.com.br
    Desde já agradeço.
    Terezinha Rosa - Cabeceiras-Go

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, estamos com uma sala dessa, mas estamos precisando de um modelo de projeto para a sala. Tem como arrumar um pra gente? n é pra copiar, mas pra ter uma base de como é

    Atenciosamente
    Paulino Neto
    paulino.neto@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Estarei enviando e-mail para as pessoas q deixaram seus e-mails aqui, para que juntos possamos discutir sobre essa sala e juntos conseguirmos alguns modelos de projetos para a sala

    Paulino Neto - Psicopedagogo, Iracema-ce
    paulino.neto@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, Iara.
    Preciso que se for possível me enviar o modelo de projeto da Sala Multifuncional, tem como fazer esse favor? Se caso for possível me envie pelo email:
    valdeja@yahoo.com.br
    Desde já fico agradecido.

    ResponderExcluir
  41. Olá Iara,como vai?Meu nome é Astride Aguiar Freire Melo,moro em Ubajara Ceará.Trabalho no atendimento educacional especializado na minha escola e no município.Gostaria de trocar experiencias e de novas idéias,gostaria de ter um modelo de plano de atendimento,se fosse possível gostaria de sua ajuda.
    Meu email é astride_aguiar@hotmail.com
    Ficarei grata e meus alunos também.
    Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  42. olá iara, me chamo andréa moro em augusto correa pá,trabalho no A.E.E á 3 anos especifico com crianças surdas,sou especialista em neuropsicopedagogia e sou intérprete de lingua brasileira de sinais (LIBRAS)gostaria de te parabenizar e de conhece-la. Atualmente fui contratada pelo estado para trabalhar em uma sala de recursos multifuncionais e gostaria de tracar idéias com voce, por favor . meu telefone 9196235321. beijos. Email- liveiraurumajo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Bom dia...

    Sou professora do A.E.E. no meu município, mas devo confessar que estou apreensiva pois é uma coisa nova aceitei o cargo pois é desafiador e acredito que o mundo só mudará se kda um fizer sua parte.

    Preciso que vc me mande idéias de como trabalhar e até como fazer o plano de ação da sala de recursos multifuncionais.

    Desde já agradeço sua atenção.
    Marilene
    marilene1005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá colega,
    Estamos pensando em implantar uma sala de recursos na minha escola, gostaria se possível que me enviasse um modelo de projetos para sala de recursos.
    Desde já agradeço sua colaboração!
    Um abraço,
    Meire
    meiresimonedaluz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Sou Historiadora com especialização em Educação Inclusiva, leciono a vinte cinco anos em uma escola Estadual em Goiás ,hoje estou como professora da sala de recursos, estou precisando montar um projeto contendo um plano de ação pedagógica ( PAP ) para atendimento desses alunos assim como dicas de diferentes tipos de atividades para trabalhar com crianças com deficiência física e mental.
    preciso de ajuda com urgência ....
    preciso de um modelo de um PAP (Plano de Ação Pedagógica )

    Para implantação de uma sala de recursos multifuncional.
    Um abraço mande resposta pelo meu e-mail (edilaine.goulart@hotmail.com)ou
    edilainegoulart@ymail.com )

    ResponderExcluir
  46. Olá Iara!Sou Astride,moro no Ceará em Ubajara,sou professora e psicopedagoga,trabalho com crianças com deficiencia na minha escola,estou precisando de ajuda para montar um projeto e também um plano de curso para o atendimento educacional especializado.Ficaria grata se pudesse me ajudar.
    Aguardo resposta pelo meu email astride_aguiar@hotmal.com

    ResponderExcluir
  47. OLÁ SOU PROFESSORA DA APAE DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO (RJ).ESTOU PRECISANDO DE MODELO DE PROJETOS PARA MONTAR NA ESCOLA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, JÁ PESQUISEI BASTANTE MAS AINDA ESTOU INSEGURA.GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE ATENDIMENTOS AOS ALUNOS,SUGESTÃES DE TODOS OS TIPOS DE ATIVIDADES.PRECISO QUE VC ME MANDE IDÉIAS DE COMO TRABALHAR E ATÉ COMO O PLANO DE AÇÃO DA SALA DE RECUSOS MULTIFUNCIONAIS.
    PRECISO DESSE PROJETO ATÉ NO FIM DE NOVEMBRO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    REGIANE
    regvsantos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá! Sou pedagoga com especialização em psicopedagogia e trabalho em uma sala de recursos do município.No momento, estou precisando realizar um projeto de ação pedagógica. Vc pode me ajudar? Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Ola,Iara, sou Janete pedagoga ,atualmente coor denadora das salas multifuncional do municipio de Alexandria e estou cursando o AEE (Atendimento Educacional Especialozado)ainda tenho bastante deficuldades em desenvolver esse trabalho ,gostaria bastante de trocar esperiências de como desenvolver esse trabalho .Estou gostando e me endentificando bastante nessa área e quero fazer um trabalho maravilhoso.Abraço ,janetern@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. OLÁ!SOU VALDEMIR E, ESTAR SENDO IMPLANTADO UMA SALA DE RECURSO EM NOSSA ESCOLA NESTE ANO.E, VOU SER RESPONSAVEL PARA ATUAR NA MESMA, QUERO COMPARTILHAR IDEIAS PARA SUPERAR OS DESAFIOS, POIS ESTOU MUITO FELIZ EM PODER CONTRIBUIR DE FORMA SATISFATORIA.
    ASSISTIE A PALESTRA E GOSTEI MUITO. QUERO CONTRIBUIR E APRENDER MUITO.
    Email: valdemirrf@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Por favor de receber modelos de plano das salas multifuncionais, estou começando agora trabalhar e para mim está sendo um desafio. Fico muito feliz se receber algum material que me ajude.
    Meu muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Por favor, gostaria de receber modelos de planos para começar um grande desafio em uma sala multifuncional. Se possivel mande material que me ajude.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  54. ola sou fatima e iniciarei o trabalho em uma sala multifuncional, mas nao sei por onde comeco. Se possivel gostaria de receber materiais que poderao me auxiliar neste desafio. fatimasilvane@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. 21/02/2011 18:30
    MARIA NELMA
    Iara,gostaria de receber materiais que me ajudasse na sala multifuncional,pois vou trabalhar com os INTELECTUAL,e tenho muitas dúvidas como trabalhar com eles.Preciso de ajuda,que Deus te abençoe.
    marianelmarochajesus@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  56. Ola me chamo Luanna, estou precisando muito da ajuda na elaboração de um projeto para uma sala multifuncional, será que você pode me ajudar me mandando um modelo?
    Agradeço muitissimo, é urgente, antes que a secretaria mude de ideia.

    lua_kercia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Ola me chamo ângela, estou precisando muito da ajuda na elaboração do plano de acão anual para uma sala multifuncional, será que você pode me ajudar me mandando um modelo?
    Agradeço muitissimo, é urgente.Obrigada.
    angelamg28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Sou professora da sala de recurso estou precisando de ajuda para montar-la você pederia me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  59. Olá,Iara!Sou professora de Sala de Recursos Multifuncionais e gostaria receber um modelo para a elaboração de um projeto para uma sala ou dicas de atividades (confecção de materiais)que me ajudasse, pois vou trabalhar com os INTELECTUAL,PC cadeirante e TGD, tenho muitas dúvidas como trabalhar com eles, pois sempre trabalhei com Pessoas cegas e com surdez. Preciso de ajuda, obrigada Bjoss anjosi2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Olá, Lara me chamo Quele fui escolhida para trabalhar na sala de Recursos Mutifuncionais e gostaria receber um modelo para elaboração de um projeto para uma sala ou dicas de atividades(cofecção de materiais ) pois vou trabalhar com todas as defiencias intectuais.preciso saber horarios quantas vezes por semana.
    lopesba00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Oi Lara sou Francineth trabalho na Comunidade Indigena Tres Coraçoes na Escola Estadual Indigena Santa Luzia no municipio de Amajari em Bos Vista Roraima, Estamos precisando elaborar um projeto para implantaçao de uma sala de Recursos Mutifuncionais, e se for possivel nos ajude pois vamos atender alunos com todas as deficiencias educacionais especiais.
    francinethfs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde, sou psicóloga de uma escola particular em Belém/ Pa, nossa demanda de alunos especiais cresceu muito, a maioria de são: TGD, DPAC, dislexia, Tourette, TDAHI, PC, Semântico Pragmático e autismo. Solicitei a escola uma sala de recursos multifuncional, gostaria por gentileza que você me desse algumas dicas do tipo:
    • Material necessário para compor a sala;
    • Cores da parede;
    • Tecnologia assistiva;
    • Em que momento posso utilizá-la;
    • Outras dicas.
    Agradeço desde já,
    Danielle Sá
    daniellesa@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá Iara,
    Sou inspetora escolar de Carmo/RJ e preciso muito de sua ajuda. Estamos tentando criar um centro municipal de atendimento educacional especializado e necessito de orientações a respeito do funcionamento, gostaria, se possível, ler seu projeto para me aprofundar no assunto e adaptá-lo à nossa realidade.
    desde já agredeço,
    Att.Eva Rocha
    evarocha28@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. olá professora Iara, parabéns pelo trabalho realizado. Aqui na minha escola essa sala está em fase de implantação, e como a maioria dos colegas que entraram em contato eu também preciso de ajuda com modelo de projeto, plano de ação, materiais fundamentais para a sala, e gostaria de saber um pouco mais sobre como funciona o atendimento aos alunos, sugestões de atividades. Na verdade tenho muita teoria mas, na prática, tenho medo de deixar a desejar.
    Me envie algo pelo email: alcirenepaulai@yahoo.com.br
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  65. preciso de um modelo de projeto de sala de recurso .
    nelcileidemota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Bom dia!
    Sou pedagoga leciono a 14 anos em uma escola municipal ,hoje estou como professora da sala de recursos, estou precisando montar um projeto contendo um plano de ação pedagogica para atendimento desses alunos assim como dicas de para que eu possa desenvolver um bom trabalho com essas crianças. E se possível tambem se existe algum projeto lei que ampare as pedagogas da SRM quantas horas semanais vocês trabalham.
    Aguardo anciosa contato.
    vaniars0@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Boa a tarde,

    Sou Pedagoga de uma escola Municipal da Cidade de Paranaguá/Pr. Estou necessitando de ajuda na questão de procedimentos para abertura de sala de recurso. Não estou tendo ajuda da Secretaria de Educação, pois alegam falta de profissional, porém eu já fiquei sabendo por terceiros que há sim profissionais. Logo, quero entrar com recursos diretamente com a Prefeitura Municipal, porém para isso preciso estar bem pautada na questão de conhecimento a respeito do procedimento, documentação necessária e se há alguma lei específica sobre a sala de recurso. Assim solicito uma ajuda, para que eu possa estar ajudando esses alunos que embora sejam esforçados mas, não estão conseguindo reter e assimilar o conteúdo e eu me sinto na obrigação de ajudá-los!!! Desde já agradeço a todos e deixo meus contatos.

    e-mail; tatianeoliveirabarbosa@gmail.com
    facebook: Tatiane Oliveira

    ResponderExcluir
  68. boa tarde,meu nome Mara e trabalho desde março na sala de recursos. Tenho 13 alunos e somente2 possuem laudo(Síndrome de Down.Só que apenas 1 mês foi disponibilizada a sala de recursos.A analista me disse que estou trabalhando com reforço,pois estou utilizando os jogos para alfabetizar e que essa é a função da sala regular. E que tenho que trabalhar apenas concentração, atenção. Me ajudem por favor. Estou meio perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e-mail: maracristinaps@gmail.com

      Excluir
    2. olá, sou Rosilene pereira, sou pós graduada em educação inclusiva atualmente estou como coordenadora das salas de recursos no meu município tenho total apoio da secretaria de educação e preciso da sua ajuda e dicas para construir projetos e assim poder trabalhar de maneira eficaz e totalmente inclusiva.

      Excluir